Horário de verão: vilão ou mocinho?

O horário de verão chegou e acompanhado a ele vem alguns efeitos colaterais. Veja quais são o que fazer para evitá-los

Desejado por muitos, detestado por outros, o horário de verão está aí! De 15 de outubro de 2017 a 17 de fevereiro de 2018 você precisa se adaptar a ele. Querendo ou não, ele altera os hábitos e a rotina das pessoas. Tomar algumas atitudes é essencial para minimizar esses efeitos. Listamos os principais inconvenientes dessa época do ano e suas possíveis soluções para que você e seu corpo sintam o menor impacto possível.

Confira!

SONO

Algumas pessoas dizem que o tempo de sono não diminui, porém, muitos especialistas afirmam que o tempo passado dormindo é menor. Isso está baseado no fato de que como o sol se põe mais tarde, as pessoas realizam atividades também até mais tarde. Com isso, os indivíduos acabam indo para a cama após o horário habitual e não “recuperam” àquela hora perdida.

RENDIMENTO NO TRABALHO

Conforme dito, com o horário de verão, as pessoas costumam ir dormir mais tarde ou até mesmo no habitual, todavia, como temos um relógio biológico, o correto seria ir dormir uma hora antes. Para muitos, isso não é possível e esse fato será sentido no dia seguinte. As pessoas acordam cansadas e sonolentas, o que gera uma diminuição na vontade e na produtividade.

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ESTRESSE

Dormindo menos e com uma menor produtividade no trabalho, o estresse se aflora. As cobranças podem até permanecerem as mesmas, porém o corpo está cansado e sem ânimo, o que gerará um alto nível de estresse.

Os efeitos causados no organismo pelo horário de verão vão muito além desses 3 pontos, todavia, minimizando esses, você terá uma significativa melhora de vida.

Dá para economizar no verão?

O que fazer então?

DURMA

Ok, sabemos que isso você já faz, mas que tal antecipar em 10 minutos o horário de ir para cama? Se você fizer isso durante 6 dias (no primeiro dia 10 minutos antes, no segundo 20 e assim por diante), ao final do período, você conquistará a “hora perdida”. Após, é só manter. Crie o hábito e sinta a diferença.

AMBIENTE FAVORÁVEL

Se para você é complicado dormir antes e essa opção nem é cogitada, a dica é criar um ambiente favorável para estimular o cérebro. Insira um climatizador ao local de trabalho. Dessa forma, haverá troca do ar constantemente e mais disposição entre todas as pessoas que estiverem no local. 

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FAÇA ATIVIDADES EXTRAS

Aproveite que o sol se põe mais tarde, saia do trabalho e dê uma caminhada ou corrida no parque. Haverá liberação de endorfina, gerando mais bem-estar e tranquilidade.

Os efeitos do horário de verão são indiscutíveis, porém variam de pessoa para pessoa. Criar hábitos para minimizar o que é prejudicial e assim, só aproveitar o que o tempo tem de bom é essencial para aproveitar melhor cada instante.

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