Dá para economizar no verão?

No verão, a energia fica mais cara e a preocupação com isso também. Por isso, reunimos algumas dicas importantes para você não só economizar no verão, mas sim, em todas as épocas do ano.

ARTIGO PARA BLOG-01

Se no inverno a culpa da alta na conta de energia elétrica é dos aquecedores e chuveiros, no verão ela passa a ser dos equipamentos para resfriar os ambientes. Isso porque, no verão há poucas chuvas e como no Brasil grande parte da produção de energia elétrica é atendida por usinas hidrelétricas, esse aumento é explicado.

Nesse caso, o que fazer então para ir contra essa situação e economizar também no verão?

Confira!

COZINHA

Nessa área da casa, muitos pontos podem ser melhorados para gerar mais economia de energia. No caso da geladeira, evite deixar ela extremamente cheia, pois isso evita a passagem do ar, aumentando o consumo. A dica já conhecida, mas sempre válida é: não abra a geladeira desnecessariamente, porque dessa forma a temperatura não se mantém e o motor precisa trabalhar muito mais. Lembre-se de verificar as borrachas do aparelho sempre que possível para evitar a fuga da temperatura.

SALA

Normalmente, na sala de estar está o televisor e também alguns outros itens eletrônicos. Nesse caso, quando os aparelhos não estão ligados, eles permanecem no modo stand by, o qual encontra-se desligado, mas pronto para iniciar a transmissão. Porém, nesse modo o aparelho permanece consumindo. Assim, retirar da tomada os aparelhos é uma dica valiosa para economizar muito no final do mês.

ARTIGO PARA BLOG-02

Economize até 90% de energia utilizando climatizadores!

BANHEIRO

O principal vilão para a conta de luz ser tão alta, encontra-se no banheiro. Realizando a simples troca na chave do chuveiro elétrico de inverno para verão, pode-se gerar uma economia de até 30% na conta. Se analisarmos um gasto mensal de R$ 100, em um ano, a economia girará em torno de R$ 360.

Outro aparelho muito utilizado nesse cômodo é o secador de cabelo. Ele pode representar 7% do total da conta se o aparelho for utilizado durante 15 minutos diários.

A dica para economizar aqui é: altere a chave do seu chuveiro para o modo verão, passe cerca de 10 minutos por ele e deixe os cabelos secar ao vento! Caso não seja possível, tente variar a utilização do secador com a secagem ao natural, assim, nem o seu cabelo, nem o seu bolso sofrem!

LAVANDERIA

Procure reunir várias peças para lavar de uma vez só e ative a máquina somente nesse momento. Na hora de passá-las, faça o mesmo. O ferro de passar demora muito tempo para aquecer, elevando o gasto.

PARA TODOS OS CÔMODOS

- Aproveite a época de calor e abra as cortinas. Deixe a claridade entrar e desligue as luzes;

- Deixe as paredes da casa com um tom claro, dessa forma, o ambiente ficará mais claro e você diminuirá as vezes que liga as lâmpadas;

- Troque as lâmpadas comuns por LED. Elas podem diminuir em até 5 vezes o consumo. Além disso, elas iluminam mais e são muito mais duradouras.

- Troque o aparelho de ar condicionado por climatizadores de ambientes. Esses aparelhos diminuem muito o consumo de energia e ainda possibilitam mais saúde para as pessoas que estão respirando aquele ar.

Independente da época do ano, a economia pode ocorrer de qualquer forma. Além das dicas aqui apresentadas, você pode consultar o consumo de energia e/ou de eficiência energética de diversos produtos aqui nomeados.

 

Sobre o autor

puntodesign

Deixe um comentário