Aumente a produtividade da sua equipe

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, começam a surgir alguns problemas relacionados com o ambiente de trabalho. Dependendo da localização geográfica ou do tamanho da planta da empresa, o calor tende a incomodar mais as pessoas. Vamos aliviar isso?

Rapaz aparentemente com calor em frente a um ventilador

Pesquisas apontam que em épocas de calor excessivo, o desempenho no trabalho acaba sendo prejudicado. A produtividade reduz significativamente em função dos desconfortos ocasionados pelas temperaturas mais altas. É ressaltado também, que em épocas mais quentes, a saúde é prejudicada e por consequência, o desempenho das pessoas fica abaixo do esperado. Nessas ocasiões, muitas pessoas sofrem mais com problemas cardiovasculares, respiratórios, pressão baixa ou desidratações. Elas tendem a ficar mais exaustas e com um aumento de fadiga. O calor eleva o gasto de energia fisiológica e por isso, quando expostos a altas temperaturas, o sono e o cansaço se tornam tão presentes. Eles são os mecanismos de defesa do corpo que tentam forçar um repouso para evitar um grande desgaste.

Com essas situações, temos muitos problemas conhecidos nos ambientes de trabalho. Além das empresas precisarem se adequar a algumas normas e leis trabalhistas (NR 15 - Atividades e Operações Insalubres) é importante a preocupação com a qualidade de vida dos funcionários. E para auxiliar a evitar esses problemas, elencamos algumas práticas que as empresas poderão adotar em épocas de calor:

Cuidar da qualidade do ar em ambientes fechados ou fabris: Algumas atividades profissionais necessitam ser desempenhadas em ambiente fechado ou próximas a máquinas que são grandes condutores de calor. Uma boa alternativa para reduzir os incômodos, é instalar climatizadores e melhorar a pureza e a distribuição do ar no local. Proporcionar um ambiente bem arejado, onde ocorra a troca de ar com frequência e que seja agradável aos funcionários, evita a predisposição às doenças já citadas;

Realizar intervalos para descanso: Proporcionar aos funcionários um breve momento para descanso entre as atividades, de preferência em locais frescos e bem arejados, ajuda a amenizar o efeito das temperaturas mais altas;

Incentivar o consumo de água e frutas: Outra opção é manter água fresca à disposição e incentivar o consumo de frutas para que a reposição dos líquidos e sais minerais do organismo, sejam feitas constantemente. Assim, evita-se a desidratação ocasionada pelo calor;

Manter uniformes e roupas limpas: Orientar para que os funcionários estejam sempre com roupas limpas e de tecidos mais leves, colabora para que eles sintam menos calor. As roupas empoeiradas tendem a ser menos ventiladas e assim reter mais o calor. Nos casos em que se utiliza uniforme para trabalhar, ter à disposição uma opção com tecido mais leve para o verão, pode auxiliar;

Manter os locais limpos e livres de mau cheiro: Realizar a higiene periódica dos locais de trabalho auxilia para que além do desconforto do calor, as pessoas não se sintam mal em função dos odores do lugar. Tirar o pó e manter as lixeiras limpas, deixam o ambiente agradável.

artigo blog-02

Essas dicas podem auxiliar no melhoramento do rendimento da sua empresa. Além disso, ainda garantem a saúde ocupacional dos funcionários. Para ajudar a sua empresa a proporcionar um ambiente de trabalho corretamente climatizado, arejado, com temperatura agradável, aconchegante e sem aumentar o ruído no local, conte com os nossos produtos.

Eles são testados e aprovados por rigorosos testes de performance. Garantimos qualidade e eficiência dos itens, permitindo uma taxa extra de potência.

Fique atento que o verão está chegando, evite os desconfortos citados e ainda proporcione mais qualidade de vida aos seus funcionários.

Visite: www.jarmetalurgica.com.br

 

Sobre o autor

puntodesign

Deixe um comentário